Barroco
A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a
irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente
americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Barroco: termo de origem
espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular.
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o
sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas
renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca
predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo
barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e
mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo
e cristianismo; espírito e matéria
Suas características gerais são:
* emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* violentos contrastes de luz e sombra;
* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
* emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* violentos contrastes de luz e sombra;
* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
ARQUITETURA
BARROCA - Na arquitetura barroca, a expressão
típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de
Contra-Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a
imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros,
elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto
nas fachadas quanto no desenho dos interiores.
Quanto à arquitetura sacra, compõe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoção e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos de escultura dão uma dimensão do infinito; as janelas permitem a penetração da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impressão de poder e de movimento.
Quanto à arquitetura sacra, compõe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoção e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos de escultura dão uma dimensão do infinito; as janelas permitem a penetração da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impressão de poder e de movimento.
Quanto
à arquitetura palaciana, o palácio barroco era construído em
três pavimentos. Os palácios, em vez de se concentrarem num só bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de colunas e janelas. A edificação mais representativa dessa época é o de Versalhes, manifestação messiânica das ambições absolutistas de Luís XIV, o Rei Sol, que pretendia, com essa obra, reunir ao seu redor - para desse modo debilitá-los - todos os nobres
poderosos das cortes de seu país.
três pavimentos. Os palácios, em vez de se concentrarem num só bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de colunas e janelas. A edificação mais representativa dessa época é o de Versalhes, manifestação messiânica das ambições absolutistas de Luís XIV, o Rei Sol, que pretendia, com essa obra, reunir ao seu redor - para desse modo debilitá-los - todos os nobres
poderosos das cortes de seu país.
PINTURA - Características da pintura
barroca:
* Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo
grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o
equilíbrio da arte renascentista.
* Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
* Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
* Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
* Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
* Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Dentre os pintores barrocos italianos:
Caravaggio - o
que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a
luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente
pelo artista, para dirigir a atenção do observador. Obra destacada: Vocação de São
Mateus.
Andrea Pozzo - realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos
tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da
igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e
anjos convidam os homens para a santidade. Obra destacada: A Glória de Santo Inácio.
A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Dentre os
pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos:
Velázquez - além
de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em
seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do
povo espanhol num dado momento da história. Obra destacada: O Conde Duque de Olivares.
Rubens (espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas
que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das
roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que
se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que
contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Obra destacada: O Jardim do Amor.
Rembrandt (holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é
propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os
meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa. Obra destacada: Aula de Anatomia.
ESCULTURA - Suas características são: o predomío das linhas curvas, dos
drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das
personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida
no Renascimento.
Bernini -
arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de
elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira
de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano e o Êxtase de Santa Teresa.
Para seu conhecimento
Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano e o Êxtase de Santa Teresa.
Para seu conhecimento
TEOCENTRISMO
x ANTROPOCENTRISMO – O rebusca-mento
da arte barroca é reflexo do dilema em que vivia o homem do seiscentismo (os
anos de 1600). Daí as preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão
e pecado, bem e mal, céu e inferno. Tudo isso gerava a preocupação com a
brevidade da vida (carpe diem).
Faça download aqui sobre apresentações em powerpoint sobre o Barroco
pessoal.educacional.com.br/ui/3180002/481237/BARROCO.ppt
FONTE;. http://pt.scribd.com/doc/29292747/Barroco-Resumo
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