
Há distinções entre a fala e a escrita
Qual a sua opinião? Será que utilizamos a mesma forma tanto para falar quanto para escrever?
Certamente que sua resposta foi “não”. Mas afinal, por que isso acontece?
Como você sabe, convivemos em uma sociedade na qual trocamos experiências com as outras pessoas a todo o momento, seja para ensinar ou para aprender com elas. E esta troca de experiências só é permitida porque podemos utilizar de um recurso muito precioso – a linguagem. Ao falar, usamos a linguagem oral, e para escrever, a linguagem escrita.
Mas é justamente aí que precisamos saber diferenciá-las, pois durante a fala, tomamos algumas atitudes que não são permitidas no momento da escrita. Vamos citar algumas?
Imagine-se conversando com um amigo... você usa gestos, faz algumas pausas, provoca aquele suspense, e até pode usar algumas gírias da “hora”, não é mesmo? E naquele bate papo na Internet? Já sei! Quis aproveitar ao máximo aquele momento e resolveu abreviar as palavras, não foi? Sem problemas, seu amigo compreenderá tudo perfeitamente.
Reverta a situação, pois neste momento irá imaginar que precisa fazer aquela redação que a professora solicitou, ou que precisa se comunicar com o diretor de sua escola. É hora de colocar em prática todo seu conhecimento no que se refere à ortografia das palavras, à construção dos parágrafos, de modo que as ideias se apresentem claras ao leitor, e para que isto aconteça, é preciso escolher cuidadosamente as palavras. Percebeu quanta diferença?!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids
Fonte: http://escolakids.uol.com.br/aprendendo-sobre-linguagem-formal-e-linguagem-informal.htm
NÃO DEIXE DE VISITAR O SITE - http://escolakids.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário